O Jardim Zoológico (JZ) de Lisboa celebrou o seu 125º aniversário esta quinta-feira, com uma visita guiada pelo parque pautada de ilustres convidados, e por uma manhã o JZ regressou a 1884.
Para esta comemoração, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e a sua esposa deslocaram-se ao JZ, onde circularam acompanhados pelo Presidente do Jardim Zoológico, Francisco Naharro Pires, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.
Durante a manhã foi recriado o dia da inauguração do Jardim Zoológico - 28 de Maio de 1884 - com uma parada de época, organizada pela Associação Acordar História Adormecida/Museu das Crianças e com a colaboração da GNR, que marcou presença com a carruagem que conduziu a família Real ao JZ há 125 anos. No meio dos vários figurantes que estiveram entre os presentes foi possível avistar o Rei D. Fernando II e o poeta Barbosa do Bocage.
A celebração ficou marcada pelas homenagens a Félix Naharro Pires, com a apresentação de uma estátua e placa comemorativa em honra do Presidente e Benemérito do JZ entre 1980 e 2000; e a José Garcês, pela entrega de um Diploma de Sócio Benemérito.
Foi igualmente inaugurada uma placa alusiva à requalificação do JZ. O primeiro parque zoológico da Península Ibérica apostou na remodelação do seu espaço, para melhor garantir a preservação e a conservação dos cerca de 2.000 animais do JZ.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário