terça-feira, 27 de julho de 2010

Jardim Zoológico celebra Dia da Conservação da Natureza com a chegada de novas crias

O Jardim Zoológico celebra a 28 de Julho o Dia Nacional da Conservação da Natureza, data em que anuncia a chegada de novas crias à sua grande família: uma Girafa macho e um Flamingo-rubro.

A Girafa-de-Angola é um macho e nasceu no dia 5 de Julho.
As crias são amamentadas e defendidas pela progenitora por seis a oito meses.
Reconhecem-se oito subespécies de Girafa, entre as quais a de Angola, que está representada no Jardim Zoológico.
Sob protecção humana, na Europa, existem apenas cerca de 20, sendo que no Zoo existem 10.

O Flamingo-rubro nasceu a 10 de Julho.
Os Flamingos-rubros encontram-se nas ilhas das Caraíbas e nas ilhas Galápagos, nas margens de lagoas salinas, de rios e de estuários.

As novas crias vêm dar ainda mais significado ao objectivo do Jardim Zoológico que, de mão dada com a conservação, preserva a nossa Natureza.

Na celebração deste dia os visitantes vão ser presenteados com carteiras em cartolina, 100% recicladas, com sementes, com intuito de contribuírem para a preservação da vida selvagem.
Os ateliers para as crianças serão dedicados à preservação da água.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Novo "Especial Posters" já nas bancas!

A "Cães & Companhia" lançou mais uma edição do "Especial Posters"!

São mais de 50 imagens alusivas aos nossos melhores amigos!

Esperamos que gostem!

JÁ NAS BANCAS!

terça-feira, 13 de julho de 2010

União Zoófila celebra o Dia do Amigo

No dia 20 de Julho, a União Zoófila celebra pela primeira vez em Portugal o Dia do Amigo, uma iniciativa que tem como objectivo angariar o máximo de ajuda para os nossos melhores amigos que não podem fazê-los sozinhos.

Todos podem ajudar entregando os seguintes bens na sede da União Zoófila:


- coleiras desparasitadoras;
- trelas;
- coleiras e peitorais;
- camas;
- casotas de plástico;
- comida seca e latas;
- medicamentos e produtos de limpeza (pás, vassouras e detergentes).

Poderão ainda enviar um donativo em dinheiro para que a União Zoófila possa continuar a cuidar dos animais que tem a seu cargo.

A partir de 12 de Julho, todos os que possuem página no Facebook poderão contribuir, divulgando um dos apelos do website
www.ajudaumamigo.com no seu perfil.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Zoo de Lagos acolhe único exemplar fêmea Calaus Rinoceronte da Europa

O Parque Zoológico de Lagos recebeu ontem um novo morador: o único Calaus Rinoceronte (Aceros rhinoceros) fêmea existente na Europa.
A ave, residente há 15 anos no Zoo de Barcelona, vai integrar um programa de reprodução com o Calaus macho do Zoo de Lagos de modo a preservar a espécie, extremamente ameaçada de extinção.

Com 17 anos de idade, o Calaus fêmea viveu no Zoo de Barcelona, apesar de ter nascido em estado selvagem. A sua chegada ao aeroporto de Faro ocorreu por volta das 16h30, sendo colocada em quarentena antes de poder conhecer o seu companheiro que vive no Algarve.

O Zoo de Lagos torna-se com esta chegada no único parque zoológico da Europa com um casal residente de Calaus Rinoceronte!

Com o intuito de garantir a sobrevivência da espécie, o Zoo criou uma instalação com dimensões adequadas ao bem-estar e eventual reprodução do casal de Calaus.
O parque demonstrou preocupação em recriar o habitat natural das aves originárias do Bornéu, facto perceptível na arquitectura asiática do espaço. Uma árvore artificial com cinco metros de altura foi construída para que os Calaus tenham um ninho, o mais parecido possível com os que esta espécie usa nas zonas mais altas das florestas húmidas da Malásia, Singapura, Sumatra, Java e Bornéu.

Apesar deterem uma longevidade de vida que pode alcançar mais de 35 anos, encontra-se em risco de desaparecer. Entre as causas estão a destruição da floresta na Indonésia, o comércio ilegal de madeira e uso e terrenos para agricultura, e a caça no Bornéu para alimento e uso de penas por tribos locais.

Os Calaus voltam todos os anos ao mesmo ninho, mesmo até depois das florestas circundantes terem sido derrubadas, e estudos efectuados revelam que a desflorestação tem contribuído para a redução do número de indivíduos. A população de Calau rinoceronte está em declínio, excepto em algumas reservas, restando menos de 500 indivíduos em Java e menos de 2500 em Kalimantan.

www.zoolagos.com

terça-feira, 6 de julho de 2010

"Letícia" é o 3º Focinho do Mês

Em Julho o Projecto Pedigree Missão Adopção lança mais um Focinho do Mês, o terceiro desta campanha, que conta a história da "Letícia".

Esta cadelinha foi encontrada há cerca de 6 anos a vaguear num dos acessos a Lisboa, em risco de ser atropelada. Tivessem os cães apelidos e o desta cadela de 7 anos seria “Simpática”, porque ela é mesmo assim. Dá-se bem não só com outros animais mas também saúda imediatamente as pessoas que se deslocam à União Zoófila. É uma espécie de relações públicas que recebe os visitantes com pedidos de festinhas…

A "Letícia" é uma cadela adulta, de porte médio, que não rói, não chora quando fica sozinha, nem estraga, para além de saber perfeitamente andar à trela e se portar muito bem na rua.

Esta simpática cadela, já esterilizada e vacinada, espera há 6 anos por alguém que a acolha e que queira receber todo o amor e dedicação que ela tem para oferecer a uma família que realmente a mereça.

Para beneficiar quem se emociona com as histórias que são apresentadas, e porque os primeiros tempos de adopção são difíceis, a Pedigree vai oferecer um mês de alimentação gratuita e um presente para os futuros donos.
Através da parceria entre o projecto e a Lifecooler, quem adoptar um animal vai receber também um pack Coolgift 4Patas, composto pela oferta de estadias em hotéis, sessões fotográficas, consultas ao Médico Veterinário, treinos de Obediência ou simples massagens, banhos ou tosquias…

Jornada Dupla de Agility a 17 e 18 de Julho

Está confirmada a realização da 10ª Prova Campeonato Nacional GAP 09/10 e da Prova por Equipas Campeonato Nacional GAP 09/10 para os dias 17 e 18 Julho.

Local: Caniclube
Coordenadas GPS: N 41.20515°; W 8.59816°
Juiz: Jorge Pires

Horários
Sábado (dia 17)
Inscrições - 16 horas
Início Provas - 16h30

Domingo (dia 18)
Inscrições - 9h30
Início Provas - 10 horas

Inscrições até 14 de Julho para
caniclube@sapo.pt ou joaomachadofreitas@gmail.com

Como habitualmente, no final da prova, será oferecido pela organização um lanche / pequeno-almoço a todos os concorrentes.

Neste Verão, brinca e aprende no Zoo de Lagos

O Parque Zoológico de Lagos pretende neste Verão tornar os jovens em exploradores da Natureza. Visitas guiadas, ateliers e jogos interactivos integram o vasto programa de actividades para as férias escolares 2010.

Para umas férias divertidas e em contacto com o reino animal, o Zoo de Lagos renova as actividades lúdicas e pedagógicas, anteriormente válidas somente para períodos escolares.

Assim, em “Experiências de Descobertas”, as crianças podem nestas férias desfrutar de visitas guiadas, cuja finalidade passa por descobrir, alertar e educar para as questões de conservação de espécies ameaçadas. Por descobrir estão vários trilhos, plantas raras e inúmeros animais, desde os primatas aos tão temidos répteis.

Jogos, em contacto directo com animais, permitem aos mais novos explorar os regimes alimentares e os revestimentos corporais de diferentes espécies (“Caso do Desaparecido” e “Cabeludos”). Ainda na “Hora da Paparoca”as crianças podem alimentar os animais domésticos da quintinha do Zoo de lagos.

Além das actividades acompanhadas, os jovens podem igualmente desfrutar de momentos livres e de autonomia aquando da visualização de filmes e realização de desenhos e passatempos (na Sala Multiusos do Parque), observação da alimentação dos corvos marinhos e pelicanos às 11h30 e 15h00, e observação da alimentação dos primatas às 15h00.

Os Programas Educativos decorrem de 2ª a 6ª feira.
O preço da actividade com entrada incluída é de 8 euros.


Para participar, é necessário marcação prévia, efectuada com uma antecedência mínima de 8 dias.
Cada actividade detém 60 minutos de duração, com capacidade mínima para 15 crianças e máxima de 30.

Para mais informações: 282 680 100 ou
geral@zoolagos.com