sexta-feira, 29 de maio de 2009

Calendário de provas para Cães de Água

O Clube Português de Canicultura publicou no seu website o calendário de Provas para Cães de Água 2009.
www.cpc.pt/?provas/agua/2009/cal_cap

Estão previstas 5 provas:
- 7 de Junho - Lagos - Juíz: Luís Gorjão Henriques
- 21 de Junho - Lagoa/Ferragudo - Juizes: João Bessa e Silvino Macau
- 22 de Agosto - Costa do Estoril - Juíz: Francisco Salvador Janeiro
- 6 de Setembro - Costa da Caparica - Juíz: António Constant*
- 20 de Setembro - Vila Real de Santo António - Juíz: Luís Catalan*
*Sujeito a confirmação.

125º Aniversário do Jardim Zoológico

O Jardim Zoológico (JZ) de Lisboa celebrou o seu 125º aniversário esta quinta-feira, com uma visita guiada pelo parque pautada de ilustres convidados, e por uma manhã o JZ regressou a 1884.

Para esta comemoração, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e a sua esposa deslocaram-se ao JZ, onde circularam acompanhados pelo Presidente do Jardim Zoológico, Francisco Naharro Pires, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.

Durante a manhã foi recriado o dia da inauguração do Jardim Zoológico - 28 de Maio de 1884 - com uma parada de época, organizada pela Associação Acordar História Adormecida/Museu das Crianças e com a colaboração da GNR, que marcou presença com a carruagem que conduziu a família Real ao JZ há 125 anos. No meio dos vários figurantes que estiveram entre os presentes foi possível avistar o Rei D. Fernando II e o poeta Barbosa do Bocage.

A celebração ficou marcada pelas homenagens a Félix Naharro Pires, com a apresentação de uma estátua e placa comemorativa em honra do Presidente e Benemérito do JZ entre 1980 e 2000; e a José Garcês, pela entrega de um Diploma de Sócio Benemérito.

Foi igualmente inaugurada uma placa alusiva à requalificação do JZ. O primeiro parque zoológico da Península Ibérica apostou na remodelação do seu espaço, para melhor garantir a preservação e a conservação dos cerca de 2.000 animais do JZ.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Passámos a manhã com a "Dalila"

Já conhece a "Dalila"? Ela é o focinho da Pedigree Missão Adopção 2009.

A revista "Cães & Companhia" passou a manhã com a "Dalila" e a sua dona Ana. Ficámos a conhecer melhor o focinho que representa as 1.000 adopções já realizadas e como foi a sua adaptação a uma casa, depois de 11 anos a viver na União Zoófila, entre outras curiosidades.
Falámos igualmente com Ana Silva, responsável pelo Projecto Pedigree Missão Adopção, que, entre outras questões, nos revelou como surgiu esta iniciativa e quais os planos da marca para o próximo ano.

Não perca esta Entrevista na próxima edição.

Lançamento do seguro "SafePet"

Decorreu ontem o lançamento de um novo seguro para cães e gatos da Groupama Seguros, o SafePet.

Na maior parte dos lares, os animais de companhia são considerados mais um membro da família, que mimamos e queremos ver sempre bem. A Groupama Seguros pretende que os donos desfrutem da companhia do seu cão ou gato sem preocupações.

Por 7,40 euros/mês, o seguro SafePet inclui uma vasta gama de coberturas, como: Assistência hospitalar; Assistência ambulatória; Transporte de urgência; Roubo ou desaparecimento; Reclamação e Protecção jurídica; Guarda ou Estadia do Animal em caso de internamento hospitalar do dono; Serviços de funeral. Sem exclusões, sem período de carência, sem limite de capital e com linha de Apoio 24 horas.

Ao subscrever o SafePet o dono recebe o cartão personalizado do seu animal, que lhe dá acesso a um conjunto de vantagens e descontos em produtos e serviços não clínicos (alimentação, banhos, tosquias e hotel, por exemplo).
A AnimaDomus criou uma Rede de Prestadores de Cuidados de Saúde Animal em todo o país, com preços convencionados. No seu website tem acesso a informação sobre as vantagens do Cartão SafePet, contactos, localização das Clínicas e outros Parceiros, entre outros.

www.animadomus.pt

terça-feira, 19 de maio de 2009

I Concurso Canino de Arouca

Numa medida de angariação de fundos, a Associação SOS ANIAROUCA vai realizar o I Concurso Canino de Arouca no dia 31 de Maio, pelas 14 horas, no Pavilhão Municipal de Arouca. Esta iniciativa conta com a colaboração do Clube Português de Canicultura e do Centro de Formação Canina PROCÃO.

Às 16h30 o CFC Procão fará uma demonstração canina das seguintes modalidades - Agility, Obediência de Competição, Guarda e Defesa e Cães de Assistência.

Promovido e organizado pela Associação SOS Aniarouca, este Concurso é regido pelos regulamentos do Clube Português de Canicultura, aberto aos exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registados em Livro de Origens de organismos filiados na Federação Cinológica Internacional ou no Registo Inicial). Os participantes terão que pagar uma taxa de inscrição no valor de 5 euros.

A entrada para assistir ao Concurso e Demonstrações tem o valor simbólico de 1 euro, sendo que as receitas revertem integralmente para a Associação SOS Aniarouca.
www.aniarouca.blogspot.com

Clique na imagem para ver o Programa.

2ª Grande Corrida de Galgos

O Núcleo de Canicultura da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra vai realizar, no dia 24 de Maio, a 2ª Grande Corrida de Galgos daquela instituição.

Além da corrida, irão decorrer demonstrações de outras modalidades com cães.

Para mais informações: www.ncanicultura.com

Clique na imagem para ver o Programa.

Fotografias - III Mostra de Bulldogs

A Associação dos Amigos da Raça Bulldog realizou a III Mostra de Bulldogs, na qual estiveram presentes Bulldogs Ingleses e Bouledogues Franceses. O evento teve lugar na Casa da Guia, em Cascais, no dia 17 de Maio.
Participaram 34 exemplares das duas raças, perante uma boa afluência do público ambiente de festa e troca de experiências entre donos.

No evento re
alizou-se a entrega dos prémios Top Bulldog do Ano 2008 da Associação dos Amigos da Raça Bulldog, troféus fruto da participação de Bulldogs Ingleses propriedade de sócios da Associação em exposições de beleza do calendário nacional.
Seguiu-se a eleição do Melhor Truque e da "Miss e Mister Simpatia".

A reportagem completa está disponível no website da Associação Amiga da Raça Bulldog, em: www.aarbulldog.org
Galeria de fotos da III Mostra de Bulldogs: www.aarbulldog.org/3mostra/3mostra.htm

sábado, 16 de maio de 2009

Domingo 17 - III Mostra de Bulldogs

III Mostra de Bulldogs
Bulldog Inglês e Bouledogue Francês

No próximo domingo, dia 17, irá decorrer na Casa da Guia, em Cascais, a III Mostra de Bulldogs - Bulldog Inglês e Bouledogue Francês - com entrada livre para todos os cães e donos que pretendam participar. Todos os participantes recebem um presente.

Programa
14h00 às 15h00 - Recepção dos participantes, entrada livre - Todos os Bulldogs e Bouledogues ficam inscritos para Concurso "Miss e Mister Simpatia".
15h00 - Entrega dos prémios "Top Bulldog 2008".
16h00 - Demostração de truques.
17h00 - Apresentação dos "Miss e Mister Simpatia" Bulldog Inglês e Bouledogue Francês
.

A Mostra pretende ser um convívio de cães e donos, e permitir a troca de experiências. Além de dar a conhecer ao público em geral estas duas raças maravilhosas. Participe!

Associação dos Amigos da Raça Bulldog
e-mail: bulldogsportugal@yahoo.com
e-mail:
secretaria_aarb@yahoo.com
Tmvl: 964 023 248 ou 917 731 929
Website: http://www.aarbulldog.org/

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Revista "Cães & Companhia" apoia o 1º Evento CAO Tours - Participe!

Venha cãoviver no Complexo Desportivo do Jamor dia 17 de Maio!

Vai ser realizado em Portugal o primeiro evento que visa promover a divulgação de um estilo de vida saudável, alargado a toda a família, inclusive ao “melhor amigo do Homem” o CÃO – o CAO Tours – Cães e Amigos Organizados em Tours.

Nos dias 14, 15 e 16 de Maio no Complexo de Piscinas do Jamor, irá decorrer a EXPO CAO TOURS, com entrada gratuita. Com vários stands, demonstrações e sessões de teatro. E será onde se levanta o kit de participação no CAO TOURS.

No dia 17 de Maio realizar-se-á o CAO Tours, na Pista de Corta-Mato do Estádio Nacional, onde terão lugar demonstrações com cães, com a colaboração do Grupo de Operações Especiais da PSP (GOE-PSP) e da Associação Nacional da Polícia Aérea (ANPA), realizando operações de busca e resgate de pessoas, bens e de estupefacientes e demonstrações do Mushing Clube de Portugal. E demonstrações de Agility e Obediência canina.

Carregue na imagem à esquerda para ver o Programa dos 4 dias deste evento.

Mais informações no website: www.caotours.com

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Edição de Maio

12º Aniversário
Nesta edição comemoramos o 12º Aniversário da revista “Cães & Companhia”, como tal, decidimos escolher um tema especial – os Cachorros – e uma das raças preferidas dos nossos Leitores – o Retriever do Labrador.


Cachorros
Quando falamos de cachorros existem mil uma coisas a referir, desde a escolha da raça mais adequada ao modo de vida dos donos, aos preparativos da chegada, à sua sociabilização e educação (essenciais nos primeiros meses de vida e que farão toda a diferença quando em adulto), e outros aspectos como a alimentação e doenças mais frequentes. Falamos de todos estes aspecto nesta edição, e esperamos que seja útil para todos aqueles que se vão lançar na grande aventura de ter um cachorro pela primeira vez.

Retriever do Labrador
Esta é uma das raças preferidas dos nossos Leitores e de milhares de pessoas em todo o Mundo. Nos últimos anos tem sido a raça com mais registos no Livro de Origens Português (LOP) e conta com admiradores de todas as idades. O Labrador está na “moda”, mas existem motivos para tal, pois é um verdadeiro cão de família, companheiro, dócil e dedicado, mas também um excelente cão de trabalho em áreas tão distintas como: cão-guia e de assistência, busca e salvamento, e caça e Field Trial.

Gatos
Para os amantes dos gatos escolhemos dois temas muito interessantes: no primeiro explicamos os motivos pelos quais estes nossos amigos felpudos dormem tanto e no segundo provamos que é possível educar um gatinho, desde que seja com o estímulo certo…

Reportagens
3ª Exposição Canina Nacional do Fundão; 4ª Prova do Open de Agility; 8ª e 9ª prova do Campeonato Nacional de Agility; 5ª Prova do Campeonato Nacional de Obediência.